domingo, 19 de janeiro de 2020

Novena de Natal


Novena de Natal

 

(…) Eu também lhes digo que, ao ler os nove Exercícios de Natal (...), permanece-se espantado com o imenso Amor e o imenso sofrimento de Nosso Abençoado Senhor Jesus Cristo pelo amor a nós e pela salvação das almas. Nunca li em nenhum outro livro sobre esse assunto uma Revelação tão comovente e penetrante! "                                              

Santa Annibale Maria Di Francia 14 de fevereiro de 1927  

 

Os nove excessos de amor na encarnação da palavra
de Luisa Piccarreta, a pequena filha da vontade divina

 

 Com uma Novena do Santo Natal, com cerca de dezessete anos, me preparei para a Festa do Santo Natal, praticando vários atos de virtude e mortificação; e, principalmente, honrando os nove meses que Jesus passou no ventre materno com nove horas de meditação por dia, sempre com relação ao mistério da Encarnação. "

 

PRIMEIRO EXCESSO DE AMOR

Por exemplo, por uma hora, com meu pensamento, eu me levei ao Paraíso e imaginei a Santíssima Trindade: o Pai, enviando o Filho sobre a terra; o Filho, obedecendo prontamente à Vontade do Pai; o Espírito Santo, consentindo.

 

Minha mente estava confusa ao contemplar um mistério tão grande, um amor tão recíproco, tão igual, tão forte entre si e com os homens; e depois a ingratidão dos homens, e especialmente a minha. Eu teria ficado lá, não por uma hora, mas durante todo o dia; mas uma voz interior me disse: Basta - venha e veja outros excessos maiores do meu amor. "   

 

SEGUNDO EXCESSO DE AMOR

Então, minha mente entrou no útero materno e permaneceu estupefata ao considerar um Deus tão grande no céu, agora tão aniquilado, restrito, constrangido que era incapaz de se mover e quase até de respirar.

 

A voz interior me disse: Você vê o quanto eu te amei? Oh, por favor, faça-me um pouco de espaço em seu coração; remova tudo o que não é meu, para que você me dê mais liberdade para se mover e respirar. "  

 

Meu coração foi consumido; Pedi o perdão dele, prometi ser completamente dele, caí no choro; mas - digo isso para minha confusão - voltaria aos meus defeitos habituais. Oh Jesus, como você é bom com esta criatura miserável! 

 

TERCEIRO EXCESSO DE AMOR

Ao passar da segunda para a terceira meditação, uma voz interior me disse: Minha filha, coloque a cabeça no ventre da minha mãe e olhe profundamente para a minha pequena humanidade. Meu amor me devorou; os fogos, os oceanos, os imensos mares de amor da minha Divindade me inundaram, me queimaram até a cinza e enviaram suas chamas tão altas que subiram e alcançaram todos os lugares - todas as gerações, do primeiro ao último homem. Minha pequena Humanidade foi devorada no meio de tais chamas; mas você sabe o que meu amor eterno quer que eu devore? Ah! Almas! E só então eu fiquei contente, quando eu devorei todos eles, em permanecer concebido Comigo. Eu era Deus, e eu deveria operar como Deus -           Eu tive que levar todos eles. Meu amor não teria me dado paz, se eu excluísse algum deles. Ah! Minha filha, olhe bem para o ventre de minha mãe; fixe bem seus olhos na minha Humanidade concebida, e você encontrará sua alma concebida Comigo e as chamas do meu amor que o devoram. Oh! Quanto eu te amei e eu te amo! "       

 

Eu me senti dissolvido no meio de tanto amor, nem fui capaz de sair dele; mas uma voz me chamou em voz alta, dizendo: Minha filha, isso ainda não é nada; apegue-se mais firmemente a Mim e dê suas mãos à minha querida mamãe, para que ela possa segurá-lo em seu ventre materno. E você, dê uma outra olhada na minha Humanidade pouco concebida e observe o quarto excesso do meu amor. "  

 

QUARTO EXCESSO DE AMOR

Minha filha, pelo amor devorador, passa a olhar para o meu amor operativo. Cada alma concebida me trouxe o fardo de seus pecados, suas fraquezas e paixões, e meu amor me ordenou que levasse o fardo de cada um deles. E concebeu não apenas as almas, mas as dores de cada uma, bem como a satisfação que cada uma delas deveria dar ao meu Pai Celestial. Então minha paixão foi concebida junto comigo. Olhe bem para mim no ventre da minha mãe celestial. Oh! Quão torturada foi minha pequena Humanidade. Olhe bem para minha cabecinha, cercada por uma coroa de espinhos, que, pressionada firmemente em volta das têmporas, fazia rios de lágrimas escorrerem dos meus olhos; nem fui capaz de fazer um movimento para secá-las.               O por favor! Seja movido à compaixão por Mim, seque meus olhos com tanto choro - você, que tem braços livres para poder fazer isso. Esses espinhos são a coroa de tantos pensamentos malignos que lotam as mentes humanas. Oh! Como me picam, mais do que espinhos que brotam da terra. Mas olhe novamente - que longa crucificação de nove meses: eu não conseguia mexer um dedo, uma mão ou um pé. Eu estava sempre imóvel; não havia espaço para se mover nem um pouquinho. Que crucificação longa e dura, com a adição de que todo mal trabalha, assumindo a forma de unhas, continuamente perfurava minhas mãos e pés. "             

Então, ele continuou a me narrar dores sobre dores - todos os martírios de Sua pequena Humanidade, de modo que, se eu quisesse contar a todos, demoraria muito.

 

Abandonei-me ao choro e ouvi no meu interior: Minha filha, eu gostaria de abraçá-lo, mas não posso fazê-lo - não há espaço, estou imóvel, não posso. Eu gostaria de ir até você, mas não consigo andar. Por enquanto, você me abraça e vem a mim; então, quando eu sair do ventre materno, irei até você. Mas quando eu o abracei e o apertei com força no meu coração com minha imaginação, uma voz interior me disse: Chega por enquanto, minha filha; passar a considerar o quinto excesso do meu amor. "        

 

QUINTO EXCESSO DE AMOR

E a voz interior continuou : Minha filha, não se afaste de mim, não me deixe em paz; meu amor quer sua companhia. Este é outro excesso do meu amor, que não quer ficar sozinho. Mas você sabe de quem empresa ele quer? O da criatura. Veja, no ventre da minha mãe, todos das criaturas estão juntos comigo - concebido em conjunto com Me. Eu estou com eles, todo amor. Eu quero dizer a eles o quanto eu os amo; Quero falar com eles para contar minhas alegrias e tristezas -               que eu entrei no meio deles para fazê-los felizes e consolá-los; que permanecerei no meio deles como irmãozinho, entregando meus bens, meu reino, a cada um deles à custa da minha vida. Eu quero dar-lhes meus beijos e minhas carícias. Eu quero me divertir com eles, mas - ah, quantas tristezas elas Me causam! Alguns fogem de Mim, outros se tornam surdos e Me forçam a silenciar; alguns desprezam meus bens e não se importam com meu reino, devolvendo meus beijos e carícias com indiferença e inconsciência de Mim, para que convertam minha diversão em choro amargo. Oh! Como estou sozinho, embora no meio de muitos. Oh! Como a solidão pesa sobre Mim.             Não tenho ninguém a quem dizer uma palavra, com quem me derramar, nem mesmo no amor. Estou sempre triste e taciturno, porque se eu falo, não sou ouvido. Ah! Minha filha, eu te imploro, eu te imploro, não me deixe em paz em tanta solidão; dá-me o bem de me deixar falar, ouvindo-me; presta atenção aos meus ensinamentos. Eu sou o mestre dos mestres. Quantas coisas eu quero te ensinar! Se você me ouvir, para de chorar e me divertirei com você. Don ' t você quiser divertir-se com mim? "           

 

E quando me abandonei nele, dando-lhe minha compaixão por Sua solidão, a voz interior continuou: Basta, basta; passar a considerar o sexto excesso do meu amor. " 

 

SEXTO EXCESSO DE AMOR

Minha filha, venha, ore à minha querida mamãe, para que lhe reserve um pouco de espaço em seu ventre materno, para que você possa ver o estado doloroso em que me encontro. Então, em meus pensamentos, parecia que o nosso Mama Rainha me fez um pouco de espaço para tornar o conteúdo Jesus, e me colocou na mesma. Mas a escuridão era tal que eu não pude vê-lo; Eu só conseguia ouvir Sua respiração, enquanto Ele continuava dizendo em meu interior: Minha filha, olhe para outro excesso do meu amor. Eu sou a luz eterna; o sol é uma sombra da minha luz. Mas você vê aonde meu amor me levou - em que prisão sombria eu sou? Não há um vislumbre de luz; é sempre noite para mim -           mas uma noite sem estrelas, sem descanso. Estou sempre acordado ... que dor! A estreiteza dessa prisão - sem poder fazer o menor movimento; a espessa escuridão ... ; até a minha respiração, como eu respiro pela respiração da minha mãe - oh, como é difícil! Para isso, adicione a escuridão dos pecados das criaturas. Cada pecado foi uma noite para Mim, e juntos eles formaram um abismo de escuridão, sem limites. Que dor! Oh, excesso de meu amor - Me fazendo passar de uma imensidão de luz e espaço para um abismo de trevas espessas, tão estreitas que perdem a liberdade de respirar; e tudo isso, por amor às criaturas. "           

 

Ao dizer isso, ele gemeu - gemidos quase sufocados por causa da falta de espaço; e ele chorou. Eu fui consumido com choro. Agradeci-lhe, compadeci-O; Eu queria fazer um pouco de luz para Ele com meu amor, como Ele me disse. Mas quem pode dizer tudo? Então, a mesma voz interior acrescentou: Chega por enquanto; passar para o sétimo excesso do meu amor. "         

 

SÉTIMO EXCESSO DE AMOR

A voz interior continuou : Minha filha, não me deixe em paz em tanta solidão e em tanta escuridão. Não deixe o ventre de minha mãe, para que você possa ver o sétimo excesso de meu amor. Ouça-me: no ventre de meu Pai Celestial eu estava totalmente feliz; não havia bem que eu não possuísse; alegria, felicidade - tudo estava à minha disposição. Os anjos Me adoravam reverentemente, confiando em todos os meus desejos. Ah, excesso de meu amor! Eu poderia dizer que isso me fez mudar meu destino; me restringiu dentro desta prisão sombria; ele descascou-me de todas as minhas alegrias, felicidades e bens, vestir-me com todas as infelicidades de criaturas -             e tudo isso para fazer uma troca, dar a eles meu destino, minhas alegrias e minha eterna felicidade. Mas isso não teria sido nada se eu não encontrasse neles a mais alta ingratidão e a obstinada perfídia. Oh, como meu amor eterno foi surpreendido diante de tanta ingratidão e como ele chorou pela teimosia e perfídia do homem. A ingratidão foi o espinho mais agudo que perfurou meu coração, desde a minha concepção até o último momento da minha vida. Olhe para o meu pequeno coração - ele está ferido e derrama sangue. Que dor! Que tortura eu sinto! Minha filha, não me seja ingrato. A ingratidão é a dor mais difícil para o seu Jesus - é fechar a porta na minha cara, deixando-me dormente de frio.                 Mas meu amor não parou com tanta ingratidão; foi preciso a atitude de suplicar, implorar, gemer e implorar amor. Este é o oitavo excesso do meu amor. " 

 

OITO EXCESSO DE AMOR

Minha filha, não me deixe em paz; coloque a cabeça no ventre da minha querida mamãe e, mesmo do lado de fora, ouvirá meus gemidos e minhas súplicas. Ao ver que nem meus gemidos nem minhas súplicas levam a criatura à compaixão pelo meu amor, assumo a atitude do mais pobre dos mendigos; e estendendo minha mão pequena, eu pergunto - por piedade ' causa s, e pelo menos como esmola - para suas almas, por suas afeições e para seus corações. Meu amor queria conquistar o coração do homem a qualquer custo; e, vendo que, depois de sete excessos de meu amor, ele ainda estava relutante, brincava de surdo, não se importava comigo e não queria se entregar a mim, meu amor queria se esforçar ainda mais.      Deveria ter parado; mas não, ele queria transbordar ainda mais de dentro de seus limites; e do ventre de minha mãe, minha voz alcançou todos os corações, com as maneiras mais insinuantes, com as orações mais fervorosas, com as palavras mais penetrantes. E você sabe o que eu disse a eles? ' Meu filho, me dê seu coração; Eu te darei tudo o que você quiser, desde que você Me dê seu coração em troca. Eu desci do céu para fazer uma presa. Oh, por favor, não me negue! Não iluda minhas esperanças! ' E ao vê-lo relutante - ainda mais, muitos viraram as costas para mim - passei a gemer; Eu entrei           minhas mãozinhas e, chorando, com uma voz sufocada por soluços, acrescentei : ' Ohh ! Ohh ! Eu sou o pequeno mendigo; você don ' t quer dar-me o seu coração - nem mesmo como esmola? Isso não é um excesso maior de meu amor; que o Criador, para se aproximar da criatura, assume a forma de um bebê pequeno, para não causar medo nele; que Ele pede o coração da criatura, pelo menos como esmola, e ao ver que ele não quer dar, ele suplica, geme e chora? "  

 

Então ouvi-Lo dizer : E você, don ' t você quer dar-me o seu coração? Ou talvez você também queira que eu geme, implore e chore para me dar seu coração? Você quer me negar as esmolas que lhe peço? E como Ele estava dizendo isso, ouvi-Lo como se soluçando, e eu : ' Meu Jesus, não chore, Eu Te dou meu coração e tudo de mim. " Então, a voz interior continuou : Mova ainda mais; passar para o nono excesso do meu amor. "           

 

NONO EXCESSO DE AMOR

Minha filha, meu estado é cada vez mais doloroso. Se você me ama, mantenha seu olhar fixo em mim, para ver se você pode oferecer algum alívio ao seu Jesus; uma pequena palavra de amor, uma carícia, um beijo dará trégua ao meu choro e às minhas aflições. Escute minha filha, depois que dei oito excessos ao meu amor, e o homem os agradeceu tanto que meu amor não desistiu e quis acrescentar o nono excesso ao oitavo. E isso eram anseios, suspiros de fogo, chamas de desejo, pois eu queria sair do útero materno para abraçar o homem. Isso reduziu minha pequena Humanidade, ainda não nascida, a uma agonia que chegava ao ponto de respirar minha última.            Mas quando eu estava prestes a dar o último suspiro, minha Divindade, que era inseparável de Mim, me deu um gole de vida, e assim recuperei a vida para continuar minha agonia e retornar novamente ao ponto da morte. Este foi o nono excesso de meu amor: agonizar e morrer de amor continuamente pela criatura. Oh! Que longa agonia de nove meses! Oh! Como o amor me sufocou e me fez morrer. Se eu não tivesse a Divindade Comigo, que Me deu vida novamente toda vez que estava prestes a terminar, o amor teria me consumido antes de sair à luz do dia. "         

 

Depois acrescentou : Olhe para mim, escute-me, como eu sofro, como meu coração bate, arfa, queima. Olhe para mim - agora eu morro. E Ele permaneceu em silêncio profundo. Eu senti vontade de morrer. Meu sangue congelou nas veias e, tremendo, disse-lhe: ' Meu amor, minha vida, não morra, não me deixe em paz. Você quer amor, e eu te amarei; Não te deixarei nunca mais. Dá-me suas chamas para poder Te amar mais e ser completamente consumido por Você. "             

 

O NASCIMENTO DE JESUS

25 de dezembro de 1900, volume 4 

Como estava no meu estado habitual, senti que estava fora de mim; depois de passear, me encontrei dentro de uma caverna e vi a rainha mamãe no ato de dar à luz o menino Jesus. Que prodígio maravilhoso! Parecia que mãe e filho eram transmutados na mais pura luz. Mas, sob essa luz, podia-se ver muito bem a natureza humana de Jesus que continha a Divindade dentro de si e servia como um véu para cobrir a Divindade; de tal maneira que, rasgando o véu da natureza humana, Ele era Deus, enquanto coberto por esse véu, Ele era Homem. Aqui está o prodígio dos prodígios: Deus e Homem, Homem e Deus! Sem deixar o Pai e o Espírito Santo - porque o verdadeiro amor nunca se separa -            Ele vem habitar em nosso meio, assumindo carne humana. Agora, parecia-me que Mãe e Filho, naquele instante mais feliz, permaneciam como se fossem espiritualizados, e sem a menor dificuldade Jesus saiu do ventre materno, enquanto os dois transbordavam com excesso de Amor. Em outras palavras, esses Corpos Mais Puros foram transformados em Luz, e sem o menor impedimento, a Luz Jesus saiu da Luz da Mãe, enquanto um e o Outro permaneceram inteiros e intactos, retornando, então, ao seu estado natural.   

 

Quem pode dizer a beleza do Bebezinho que, no momento de Seu nascimento, transfundiu, também externamente, os raios da Divindade? Quem pode dizer a beleza da Mãe, que permaneceu toda absorvida naqueles raios Divinos? E São José? Pareceu-me que ele não estava presente no ato do nascimento, mas permaneceu em outro canto da caverna, todos absorvidos naquele profundo mistério. E se ele não via com os olhos do corpo, via muito bem com os olhos da alma, porque continuava extasiado em êxtase sublime.       

 

Agora, no ato em que o Bebezinho saiu à luz, eu queria voar e segurá-Lo em meus braços, mas os Anjos me impediram, dizendo que a honra de abraçá-Lo pertencia à Mãe. Então, a Santíssima Virgem, como que agitada, voltou para si e das mãos de um anjo recebeu seu filho em seus braços. Em seu ardor de amor, ela o apertou com tanta força que parecia que ela queria atraí-lo para dentro de seu ventre. Então, querendo deixar Seu amor ardente derramar, Ela o colocou no peito para mamar. Enquanto isso, eu estava completamente aniquilado, esperando ser chamado para não ser repreendido pelos Anjos. Em seguida, a rainha disse-me:           Venha, venha e leve seu Amado, e você também o desfrute - derrame seu amor com Ele. Como ela estava dizendo isso, me aproximei Mama, e ela lhe deu para mim, para os meus braços. Quem pode dizer o meu contentamento, os beijos, os apertos, as tendências? Depois de me derramar um pouco, disse-lhe : ' Meu amado, você amamentou o leite de nossa mãe, compartilhe comigo. ' E Ele, todo condescendente, derramou parte daquele leite da Sua boca na minha, e então Ele me disse : Meu amado, fui concebido unido ao sofrimento, nasci ao sofrimento e morri no sofrimento. E com as três unhas com as quais me crucificaram, preguei os três poderes            - intelecto, memória e vontade - daquelas almas que desejam Me amar, mantendo -as todas atraídas a Mim mesmo, porque o pecado as havia tornado enfermas e dispersas de seu Criador - sem qualquer restrição. Como Ele estava dizendo isso, Ele olhou para o mundo e começou a chorar sobre suas misérias. Ao vê-lo chorar, eu disse: ' Adorável bebê, não fique triste com as lágrimas por uma noite tão feliz por quem te ama. Em vez de nos derramarmos em choro, vamos nos lançar cantando ' ; e como eu disse isso, comecei a cantar.         Jesus se divertiu ao me ouvir cantar e parou de chorar; e completando meu verso, ele cantou o seu próprio, com uma voz tão poderosa e harmoniosa que todas as outras vozes desapareceram ao som de Sua voz mais doce ...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

67 MEDITAÇÃO INICIANTES - TRANSIÇÃO DA VIDA HUMANA À VIDA DIVINA

  10 de novembro de 1943     Jesus diz:    «Mesmo que se faça a observação que repito para mim mesmo, não me afasto do meu propósito.  Mesmo...