VIGÉSIMA HORA - HORAS DA PAIXÃO - PRIMEIRA HORA DE AGONIA NA CRUZ





VIGÉSIMA HORA

Do meio-dia à 1 hora

Primeira Hora de agonia na Cruz

A primeira palavra de Jesus

Meu bem crucificado, vejo-Te na cruz como em Teu trono de triunfo, em ato de conquistar tudo e todos os corações, atraindo-os tanto a Ti, que todos sentem o Teu poder sobre-humano. A natureza, horrorizada com tanta perversidade, prostra-se diante de Ti e, em silêncio, espera uma palavra Tua, para Te honrar e fazer com que o Teu domínio seja reconhecido; o sol, a chorar, retira a sua luz, porque não Te consegue ver num estado tão doloroso. O Inferno sente terror e, silencioso, aguarda. Deste modo, tudo está em silêncio. Tua Mãe trespassada e todos os que Te sãos fiéis estão em silêncio e petrificados com a visão tão dolorosa da Tua Humanidade dilacerada e desolada e, em silêncio, esperam que digas alguma coisa! A Tua própria Humanidade, que jaz num mar de sofrimentos e de dores atrozes da agonia, está silenciosa, tanto que se teme que, de um respiro a outro, Tu morras! Que mais? Os próprios desleais judeus, os próprios algozes sem piedade, que até há bem pouco Te ultrajavam, zombavam-Te, chamavam-Te impostor e malfeitor, os próprios ladrões que Te amaldiçoavam, todos se calam, emudecem, e o remorso os invade e, se fazem esforço para Te lançar algum insulto, ele morre em seus lábios.

Mas, penetrando no Teu interior, vejo que o amor transborda, sufoca-Te e não consegues contê-lo; e, constrangido por Teu amor, que atormenta mais do que as próprias penas, falas com voz forte e comovedora, como Deus que és, elevas os olhos agonizantes ao Céu e exclamas: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem!”. E, de novo, recolhe-Te no silêncio, imerso em dores inauditas. Jesus crucificado, é possível tanto amor? Ah, depois de tantos sofrimentos e insultos, a primeira palavra é o perdão, e nos desculpas diante do Pai por tantos pecados! Ah! Fazes com que esta palavra chegue a cada coração depois da culpa, e és o primeiro a oferecer o perdão. Mas quantos a rejeitam e não a aceitam. Então, o Teu amor delira porque, com ansiedade, queres conceder a todos o perdão e o beijo da paz!

Diante desta Tua palavra, o Inferno treme e reconhece que és Deus; a natureza e todos ficam estupefatos e reconhecem a Tua Divindade, o Teu amor inextinguível e, silenciosos, esperam para ver até onde ele chega. E não é somente a Tua voz, mas também o Teu sangue, as Tuas feridas que bradam a cada coração depois do pecado: “Vem aos Meus braços que te perdoo, e o selo do perdão é o preço do Meu sangue”. Ó meu amável Jesus, repete ainda estas palavras a todos os pecadores do mundo; implora a misericórdia para todos; a todos reserva os méritos infinitos do Teu preciosíssimo sangue. Ó bom Jesus, continua a aplacar para todos a Justiça divina e concede a graça a quem, devendo perdoar, não tem força para o fazer. Meu Jesus, adorado e crucificado, nestas três Horas de agonia dolorosíssima, queres completar tudo e, enquanto estás em silêncio nesta cruz, vejo que dentro de Ti queres satisfazer o Pai em tudo. Agradeces por todos, satisfazendo-O por todos, pedindo perdão por todos e, para todos, suplicas a graça de nunca mais Te ofenderem. E para obter isto do Pai, resumes toda a Tua vida, desde o primeiro instante da Tua concepção até o último respiro. Meu Jesus, Amor interminável, deixa que eu recapitule toda a Tua vida Contigo, com a Mãe inconsolável, com São João e com as mulheres piedosas.

Recapitulemos a Vida e as dores de Jesus

Meu doce Jesus, agradeço-Te por tantos espinhos que trespassaram a tua adorável cabeça, pelas gotas de sangue que derramaste dela, pelas pancadas que recebeste sobre ela e pelos cabelos que Te arrancaram. Agradeço-te por todo o bem que fizeste e pediste para todos, pelas luzes e pelas boas inspirações que nos concedeste e por todas as vezes que perdoaste todos os nossos pecados de pensamento, de soberba, de orgulho e de amor-próprio.

Ó meu Jesus, peço-Te perdão, em nome de todos, por todas as vezes que Te coroamos de espinhos, por todas as gotas de sangue que fizemos derramar da Tua sacratíssima cabeça, por todas as vezes que não correspondemos às tuas inspirações. Ó bom Jesus, por todas estas dores que padeceste, peço-Te, que nos alcances a graça de nunca mais cometer pecados de pensamento. Quero ainda Te oferecer tudo aquilo que sofreste em Tua santíssima cabeça, para dar toda a glória que as criaturas Te teriam dado, se tivessem feito bom uso de sua inteligência.

Ó meu Jesus, adoro os Teus santíssimos olhos e Te agradeço todas as lágrimas e todo o sangue que derramaste, por causa das pontadas cruéis dos espinhos, os insultos, os escárnios e os desprezos suportados durante toda a Tua Paixão. Peço-Te perdão por todos aqueles que se servem da vista para Te ofender e Te ultrajar, implorando-Te pelas dores padecidas em Teus sacratíssimos olhos, que nos concedas a graça que ninguém mais Te ofenda com olhares malignos. Quero oferecer-Te ainda, tudo aquilo que Tu mesmo sofreste em Teus santíssimos olhos, para Te dar toda a glória que as criaturas Te teriam dado, se os seus olhares estivessem fixos somente no Céu, na Divindade e em Ti, ó meu Jesus.

Adoro os Teus santíssimos ouvidos; agradeço-Te tudo quanto sofreste enquanto os algozes, no Calvário, ensurdeciam-Te com gritos e escárnios. Peço-Te perdão, em nome de todos, por todas as conversas maldosas que se ouvem e Te suplico que se abram os ouvidos de todos os homens às verdades eternas, às vozes da Graça e que ninguém mais Te ofenda com o sentido do ouvido. Quero, ainda, oferecer-Te tudo aquilo que Tu mesmo sofreste em Teus santíssimos ouvidos, para Te dar toda a glória que as criaturas Te teriam dado, se tivessem feito um uso santo deste sentido.

Ó meu Jesus, adoro e beijo o Teu santíssimo rosto e Te agradeço tudo quanto sofreste pelos escarros, bofetadas e escárnios recebidos, e por todas as vezes que Te deixaste espezinhar pelos Teus inimigos. Peço-Te perdão em nome de todos, por todas as vezes que tiveram a ousadia de Te ofender, pedindo-Te pelas bofetadas e pelos escarros, que todos reconheçam, louvem e glorifiquem a Tua Divindade; aliás, ó meu Jesus, eu mesmo quero ir ao mundo inteiro, do Oriente ao Ocidente, do Sul ao Norte, unir as vozes de todas as criaturas e transformá-las em outros tantos atos de louvor, de amor e de adoração. Ó meu Jesus, quero também levar a Ti os corações das criaturas, a fim de que Tu possas lançar sobre todos a luz, a verdade, o amor e o compadecimento pela Tua Pessoa divina; e enquanto perdoas a todos, imploro-Te que não permitas que alguém volte a Te ofender e, se for necessário, também, à custa do meu sangue. Enfim, quero oferecer-Te tudo o que sofreste em Teu santíssimo rosto, para Te dar toda a glória que as criaturas Te teriam reservado, se ninguém tivesse ousado Te ofender.

Adoro a Tua santíssima boca e Te agradeço por Teu primeiro choro, todo o leite com que foste amamentado, todas as palavras que pronunciaste, os beijos inflamados que deste à Tua santíssima Mãe, o alimento que tomaste, a amargura do fel, a sede ardente que padeceste na cruz e as preces que elevaste ao Pai. Peço-Te perdão por todas as murmurações e palavras maldosas e mundanas que se proferem e por todas as blasfêmias que as criaturas pronunciam. Ofereço-Te as Tuas palavras, em reparação das palavras más proferidas por elas; ofereço-Te a mortificação de Teu gosto, para reparar a gula das criaturas e todas as ofensas que Te fizeram com o mau uso da língua. Ofereço-Te tudo o que sofreste em Tua santíssima boca, para Te dar toda a glória que as criaturas Te teriam dado, se nenhuma delas tivesse ousado Te ofender com o sentido do gosto e com o mau uso da língua.

Ó Jesus, agradeço-Te por tudo e, em nome de todos, elevo a Ti, um hino de agradecimento eterno, infinito. Ó meu Jesus, ofereço-Te tudo o que padeceste na Tua santíssima Pessoa, para Te dar toda a glória que Te teriam dado todas as criaturas, se tivessem conformado a sua vida com a Tua.

Ó Jesus, agradeço-Te por tudo quanto sofreste em Teus santíssimos ombros, por todos os golpes que recebeste, por todas as chagas que deixaste abrir em Teu sacratíssimo Corpo e por todas as gotas de sangue que derramaste. Peço-Te perdão, em nome de todos, por todas as vezes que, por amor às comodidades, ofenderam-Te com prazeres ilícitos e maus. Ofereço-Te a Tua dolorosa flagelação para reparar todos os pecados cometidos com todos os sentidos, o amor aos próprios gostos, aos prazeres sensíveis, ao próprio eu, a todas as satisfações naturais. Ofereço-Te tudo o que sofreste em Teus ombros, para Te dar toda a glória que as criaturas Te teriam dado, se em tudo tivessem procurado agradar somente a Ti, refugiando-se à sombra da Tua divina proteção.

Meu Jesus, beijo o Teu pé esquerdo; agradeço-Te todos os passos que deste em Tua vida mortal e todas as vezes que cansaste os Teus pobres membros para ir à procura de almas para as conduzires ao Teu Coração. Ó meu Jesus, ofereço-Te todas as minhas ações, passos e movimentos, com a intenção de Te reparar por tudo e por todos. Peço-Te perdão pelas pessoas que não agem com reta intenção; uno as minhas ações às Tuas, para divinizá-las e oferecê-las unidas a todas as obras que realizaste com Tua santíssima Humanidade, para te dar a glória que Te teriam dado as criaturas, se tivessem operado santamente e com reta intenção.

Ó meu Jesus, beijo o Teu pé direito e Te agradeço tudo quanto sofreste e sofres, ainda, por mim, especialmente nesta hora em que estás suspenso na cruz. Agradeço-Te pela dilaceração que os cravos fazem em Tuas Chagas, que se rasgam cada vez mais, com o peso de Teu sacratíssimo Corpo.

Peço-Te perdão por todas as rebeliões e desobediências que cometem as criaturas, oferecendo-Te as dores de Teus santíssimos pés em reparação destas ofensas, para Te dar a glória que as criaturas Te teriam dado, se em tudo tivessem se submetido a Ti.

Ó meu Jesus, beijo a Tua santíssima mão esquerda; agradeço-Te por quanto sofreste por mim, por todas as vezes que aplacaste a Justiça divina, satisfazendo por tudo! Beijo a Tua Mão direita e agradeço todo o bem que realizaste e fazes por todos. Agradeço-Te, de modo especial, as obras da Criação, da Redenção e da Santificação. Peço-Te perdão em nome de todos, por todas as vezes que fomos ingratos por Teus benefícios, por nossas inúmeras obras levadas a cabo sem reta intenção. Em reparação de todas estas ofensas, ofereço-Te toda a perfeição e santidade das Tuas obras, para Te dar toda aquela glória que as criaturas Te teriam dado, se tivessem correspondido a todos estes benefícios.

Ó meu Jesus, beijo o Teu sacratíssimo Coração e Te agradeço por tudo quanto sofreste, desejaste e zelaste por amor de todos e cada um em particular. Peço-Te perdão por tantos desejos perversos, afetos e tendências negativas. Perdão, ó Jesus, por tantos que preferem o amor das criaturas ao Teu. E, para te dar toda a glória que elas Te negaram, ofereço-Te tudo aquilo que fez e continua a realizar o Teu Coração tão adorável.

Reflexões e práticas

Jesus elevado na cruz, fica suspenso sem tocar o chão. E nós, procuramos viver desapegados do mundo, das criaturas e de tudo quanto é terrestre? Tudo deve concorrer para formar a cruz sobre a qual devemos nos estender e permanecer suspensos como Jesus, distantes de tudo o que é terreno, a fim de que as criaturas não se apeguem a nós.

O Jesus angustiado não tem outro leito, senão a cruz; outro refúgio, senão as chagas e os insultos. E o nosso amor a Jesus chega a tal nível que encontra alívio no sofrimento? Tudo o que fazemos: orações, padecimentos e outras coisas, encerremos tudo nestas chagas, mergulhando tudo no sangue de Jesus; só encontraremos conforto em Suas dores. Assim, as chagas de Jesus serão as nossas, o Seu sangue atuará continuamente em nós para nos purificar e nos adornar e, desta forma, receberemos todas as graças para nós e para a salvação das almas. Com o depósito do sangue de Jesus em nosso coração, se cometermos alguma falta, pediremos a Jesus que não nos conserve maculados na Sua presença, mas que nos lave com o Seu sangue e nos mantenha ao Seu lado. Se nos sentirmos fracos, rezaremos a Jesus a fim de que dê um pouco do Seu sangue à nossa alma, para nos dar força. O doce Jesus pede por Seus algozes; aliás, perdoa-os. E nós, recitamos a prece de Jesus, para perdoar continuamente os pecadores diante do Pai e para implorar a misericórdia para eles, também para aqueles que nos ofendem?

Enquanto rezamos, atuamos e caminhamos, não esqueçamos nem sequer as pobres almas que estão para dar um último respiro. Levemos a elas, como auxílio e conforto, as preces e os beijos de Jesus, para que o Seu preciosíssimo sangue as purifique e faça com que elas se elevem ao Céu.

Meu Jesus, de Tuas chagas, de Teu sangue, quero obter a força para poder repetir em mim a Tua própria vida; assim, poderei implorar para todos o bem que Tu mesmo realizaste.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

67 MEDITAÇÃO INICIANTES - TRANSIÇÃO DA VIDA HUMANA À VIDA DIVINA

  10 de novembro de 1943     Jesus diz:    «Mesmo que se faça a observação que repito para mim mesmo, não me afasto do meu propósito.  Mesmo...